Do Ouro ao Sol
Quem-Quem, Janaúba
uma pequena cidade brasileira nascendo sob o sol
A Priscila Brandão conta o que vem por aí
Priscila Brandão, mais conhecida em nossa jornada como “essa é a moça do Globo Rural?”, tem trabalhos notáveis em seu currículo como a série da BBC World News chamada “Follow the Food” além de ter atuado também no Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal da Globo. Foi âncora dos programas Bom dia Rio, RJTV-2. Nascida em Minas Gerais, Priscila se interessa especialmente por temas ligados ao meio ambiente e sustentabilidade, o que a faz a pessoa perfeita para nos levar para esta jornada.
Cidade às margens do rio São Francisco. Lugar charmoso, tranquilo e que tem um grande orgulho de fazer parte do conjunto de parques solares fotovoltaicos do Brasil. Veja aqui como a energia solar transformou a cidade, que vivia do rio, num dos primeiros locais que vivenciou o desenvolvimento da economia e da vida dos seus habitantes após a chegada do parque solar.
Para as mais de 33 mil pessoas que residem em Várzea da Palma, a chegada da energia solar fez muito bem à cidade. O complexo Hélio Valgas criou oportunidades tanto para quem tem um empreendimento no local, quanto para quem buscava uma oportunidade profissional. A energia limpa gerada ali abastece indústrias e fomenta a economia, além de contribuir para as metas ESG e de descarbonização da Comerc.
Com a chegada do Complexo Solar Janaúba em Quem-Quem, este pequeno distrito registrou um expressivo crescimento de emprego formal benefícios para as empresas. Para possibilitar a construçãos dos parques solares, a Elera e a equipe Nextracker uniram forças para capacitar os moradores interessados em trabalhar na usina, dentro das boas práticas de instalação, operações e manutenção (O&M). Foram treinados 100 moradores, sendo 65 destes, mulheres!